Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

27 outubro 2007

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES NÃO É PRIORIDADE NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Segundo pesquisa do IBGE realizada em 2006, menos de um terço dos municípios brasileiros mencionou que a contratação de professores estava entre as cinco principais medidas adotadas na área de educação

Aline Beckstein, Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Pela primeira vez, a pesquisa de Informações Municipais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) coletou dados sobre educação. O levantamento, feito em 2006, mostra que menos de um terço dos municípios brasileiros mencionou que a contratação de professores estava entre as cinco principais medidas adotadas na área de educação. Mas 85% dos municípios informaram que a capacitação de professores foi uma das cinco principais medidas adotadas.

A região Sudeste foi responsável por mais de 44% do total dos gastos municipais com a educação. A Região Nordeste ficou em segundo lugar, com quase 25%, seguida pela Sul, com pouco mais de 16%. A Região Centro-Oeste com 7,4% e a Norte, com com 6,5%, foram as que tiveram os menores gastos com educação.

Segundo a coordenadora da pesquisa, Vânia Pacheco, menos da metade dos municípios brasileiros tinha uma rede própria de ensino. Em mais de 56% deles, o ensino é de responsabilidade do estado.

“Isso está relacionado com as mudanças que vêm ocorrendo de alguns anos para cá, que fizeram com que os municípios passassem a ser responsáveis pela educação infantil e fundamental, e o ensino médio ficando com o estado. Essa mudança vem sendo feita aos poucos, e a tendência é que os municípios criem suas próprias redes de escolas e tenham seu sistema de ensino”, explicou Vânia Pacheco.