Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

10 janeiro 2008

ADEQUAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DA TV AOS FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL

Texto do O Globo deixa claro que emissoras de TV não terão problemas para adequar a programação aos diferentes fusos horários do país. Será?

Emissoras de TV aberta contam como vão se adequar ao fuso horário dos estados


10/01/2008
Simone Mousse - O Globo

RIO - As emissoras de TV aberta garantem que cumprirão a determinação de se adequar ao fuso horário. A Rede Globo, por meio da CGcom (Central Globo de Comunicação), informou que fará as modificações necessárias exigidas pelo Ministério da Justiça, e aproveitará a prorrogação de 90 dias para avaliar a melhor maneira para isso. O SBT também está se preparando para cumprir a determinação. A emissora explicou que, em um primeiro momento, deverá fazer um delay na programação dos estados com fuso horário diferente do de Brasília. Isso significa que a grade será atrasada em tantas horas que sejam necessárias para adequar os programas. Nessas lacunas, serão inseridas atrações com classificação indicativa livre.

Também por meio de sua diretoria de comunicação, a Rede Record explicou que a emissora está preparada para cumprir a regra. Segundo ela, a cabeça de rede, em São Paulo, informará e coordenará as afiliadas que farão, quando necessária, a alteração do programa. Quando a classificação for inadequada ao horário por causa do fuso diferente, a cabeça fornecerá outro programa como alternativa de exibição. No caso da Record, não haverá prejuízo financeiro na execução da operação.

A Rede Bandeirantes também informou que respeitará a classificação indicativa de acordo com o fuso horário de cada estado. Sempre que necessário, haverá a substituição local da atração. Em determinados lugares, ela admite que pode até trocar um filme por outro de classificação livre.

Já a TV Brasil por enquanto só transmite a programação para Rio, São Paulo e Brasília e, portanto, não precisará se adequar. Segundo sua assessoria, ela aumentará sua rede em meados de março.

Nota do Blog: Pobre repórter, será que ela está consciente de que vive no Brasil? O país onde tudo é possível?

Já está claro que ninguem quer se adequar a isso, especialmente as retransmissoras da região norte e centro-oeste. Na impossibilidade de impedir a entrada em vigor da portaria, que requer mudança no Estatudo do Menor e do Adolescente, eles agora irão, com certeza, fazer lobby fortíssimo junto aos deputados e senadores para alterar o fuso horário do país.

Agora o Senador Tião Viana vai "arregaçar" as mangas para fazer seu projeto de alteração do fuso horário do Acre andar o mais rápido possível no Congresso. A sorte dele é que uma Deputada Amazonense pretende radicalizar. Ela vai propor fuso horário único no Brasil. Assim ninguem (empresários e emissoras geradores de programação) vai ter que tirar um tostão do bolso para atender a portaria.

No front acreano, logo logo a imprensa "oficial" local vai começar o "bombardeio" com notas elogiosas à mudança do fuso horário. Porque não defendem um debate democrático? Porque não fazer campanha para que a população decida, via plebiscito, se realmente quer a mudança do fuso horário?