Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

09 janeiro 2008

TVS GANHAM MAIS 90 DIAS PARA ADAPTAR PROGRAMAÇÃO AO FUSO HORÁRIO

Prorrogado prazo para que TVs adaptem programação a fuso horário

Débora Xavier
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Justiça prorrogou por 90 dias o prazo para que as emissoras de televisão adaptem sua programação aos diversos fusos horários do país, como forma de cumprir a vinculação entre faixa etária e horário de veiculação. A portaria que regulamenta a decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União de hoje (9).

O prazo terminaria nesta quarta-feira (9). O ajustamento atende à Portaria 1.220/07 que determina a vinculação da hora local às categorias de classificação para a exibição de filmes, novelas e outros programas gravados.

Até agora, na maior parte das Regiões Norte e Centro-Oeste, as emissoras de televisão não consideravam o horário local para a transmissão desses programas. Dessa forma, um programa liberado somente para maiores de 14 anos, que só deve ir ao ar a partir das 21h, estava sendo transmitido às 20h. No Acre e mais a oeste do Amazonas, às 19 horas.

Com o horário de verão, a distorção é ainda maior, e os programas estavam sendo exibidos com duas horas de diferença do horário recomendado. O objetivo da portaria é evitar que crianças e adolescentes sejam expostas a programas impróprios para sua faixa etária.

Após a publicação da portaria, em junho passado, dirigentes das emissoras de radiodifusão se empenharam em convencer parlamentares a apresentar projetos propondo a unificação dos fusos horários brasileiros. Eles alegam que a adaptação pode causar prejuízos.

Nota do Blog: cheira a maracutaia. Ai tem coisa. Vejam que as emissoras tiveram seis meses para se preparar. No lugar de fazer investimentos, contratar pessoal, preferiram gastar dinheiro fazendo lobby em Brasília junto aos deputados para ver se conseguiam derrubar a portaria. Não tiveram sucesso. Agora o MJ deu mais noventa dias. O que estão tramando?