Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

21 outubro 2008

O ABSURDO DO BRASIL CONTINENTAL COM DOIS FUSOS HORÁRIOS

MENOS FUSOS É IGUAL A MENOS DEMOCRACIA E MAIS CORRUPÇÃO?

Essa parece ser a conclusão mais óbvia quando se analisa a situação de quatro países de dimensões continentais: Estado Unidos (4 fusos em sua parte continental), Austrália (3 fusos), Brasil (2 fusos, continente) e China (1 fuso).

Para que todos vejam como a eliminação do fuso horário acreano é um atentado ao bom senso e à geografia, apresentamos abaixo um breve resumo da distância leste-oeste e quantidade de fusos nos quatro países (e cliquem nas imagens que ilustram este post):

- Estados Unidos: 4.088 km de distância entre as cidades de São Francisco (oeste) e Philadelfia (leste), 4 fusos horários;

- Austrália: 3.634 km de distância entre as cidades de Perth (oeste) e Brisbane (leste), 3 fusos horários;

- Brasil: 4.176 km de distância entre as cidades de Cruzeiro do Sul (oeste) e João Pessoa (leste), 2 fusos horários;

- China: 4.413 km entre a fronteira do Tadjiquistão (oeste) e o Mar da China (leste), 1 fuso horário.

Um detalhe: a China é o mais extenso no sentido leste-oeste entre os quatro países comparados.

Por esta razão fica a impressão que quanto menos democráticos e mais corruptos, menor a quantidade de fusos horários os países com dimensões continentais tendem a ter.

Vejam o exemplo da China. O pais,
com extensão leste-oeste pelo menos 5% maior do que o Brasil, possui apenas um fuso horário.

Em contraste, os Estados Unidos, com extensão leste-oeste cerca de 8% menor do que a China, possui 4 fusos horários.

Os Estados Unidos possuem sistema bancário e rede de emissoras de televisão muito maiores e complexos do que qualquer outro país. O sistema bancário e as redes de TVs brasileiras são fichinhas perto deles. Mesmo com toda a complexidade e 4 fusos horários (!), eles são a maior potência econômica mundial.

E lá ninguem nunca vendeu a idéia de eliminar fusos horários para integrar melhor o país ou permitir que as emissoras de TV se beneficiassem, como aconteceu no Brasil com a "eliminação" do fuso horário acreano.

A existência de 4 fusos horários nos Estados Unidos joga por terra os argumentos dos defensores da mudança do fuso horário acreano, que afirmam que o Acre ficará mais integrado ao resto do país, dando a entender que a nossa situação econômica vai melhorar substancialmente. Falsa promessa.

Parece que a combinação de corrupção e tendência de adoção de medidas autoritárias para realizar mudanças com amplo alcance populacional, como no caso do fuso horário, nos empurra em direção à situação Chinesa: fuso horário único (quando o país deveria ter pelo menos 5 fusos distintos).

Não se surpreendam se isso em breve se concretizar. A imprensa já divulgou que em 2007 o lobby das empresas de comunicação tentou convencer a Deputada Federal amazonense Rebecca Garcia (PP-AM) a propor projeto de lei para que o Brasil adote um fuso horário único. Não conseguiu.

Mas quem sabe das promessas e vantagens que este lobby pode oferecer aos nossos parlamentares para que façam satisfaçam os seus desejos? Eleições para a câmara e o senado só em 2010. Hoje podem receber um não como resposta. Mas amanhã...quem sabe?

O que sei é que em política de país relativamente pobre e infestado por uma corrupção que parece sistêmica, tudo é possível. Até mudar o "nosso fuso" por Decreto!

Nota do Blog: as imagens e a medição das distâncias apresentadas neste post foram feitas usando o programa Google Earth. O ranking de corrupção dos países foi retirado da lista divulgada anualmente pela Transparência Internacional. Post originalmente publicado em maio de 2008.