Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 outubro 2008

HORÁRIO DE VERÃO E O NOVO FUSO HORÁRIO - VAI SOBRAR PARA A GENTE!

Em abril passado já havíamos alertado que ele iria criar problemas para as emissoras de comunicação. Eu estava certo. Agora vocês acham que elas vão deixar barato e sair perdendo? Acham que elas vão se submeter à vontade da maioria da população brasileira e à legislação vigente? Claro que não!

Em abril passado, antes da entrada em vigor do novo fuso horário acreano e sabendo que a mudança foi feita para atender as empresas de comunicação, publiquei vários posts sobre o assunto e me arrisquei a prever que as emissoras de comunicação iriam também tentar interferir no horário de verão. Não deu outra. O Blog do Altino traz um alerta sobre as manobras de bastidores das emissoras para não obedecer a portaria ministerial que implantou a classificação indicativa no Brasil. 

Um dos post que fiz e que tratou da questão do horário de verão é reproduzido de forma resumida abaixo:

RESPONDENDO AO RICARDO, PONTO A PONTO

7:40 da manhã! É nessa hora Ricardo que o sol vai nascer em Rio Branco quando o Acre for obrigado a adotar o horário de verão em outubro próximo. Não me critique. Procure o Deputado Moisés Diniz e o Senador Tião Viana para tomar satisfações

Ricardo, um dos poucos leitores que não usam do anonimato para comentar no Blog, fez algumas considerações sobre o nosso post 
'Se você não fizer nada...". Faço questão de responder a ele ponto a ponto porque é um dos primeiros leitores que toca no assunto 'Horário de Verão', que vai se tornar no grande vilão da mudança do fuso horário acreano.

Vejam abaixo meus comentários à mensagem do Ricardo.

"Só vejo argumentações sem fundamentação e sem dados para sua posição contrária à mudança de fuso (Ricardo)"

Não estamos aqui naquela situação comum no campo jurídico em que o juiz inverte o ônus da prova. Ou seja, os políticos e empresas mudaram o ‘nosso’ fuso horário sem argumentos robustos, mas negociatas políticas, e agora nós, os que somos contra, é que temos que apresentar tratados e dados para mostrar que eles estão errados?

O que você precisa entender é que a mudança afeta a TODOS e, nesse caso, TODOS teriam que ter tido o direito de opinar se queriam ou não a mudança. Ou você não se importa? Eu e muitos outros nos importamos pois se eles fizeram essa mudança sem perguntar a ninguém, vão se sentir seguros para promover outras similares no futuro pois saberão que ninguém vai reclamar.

Eu elegi alguns políticos, mas não dei carta branca para eles fazerem o que quiserem com o mandato que lhes outorguei.

"Foi falado da questão da latitude, só que isso não ajuda em nada a sua argumentação contra o novo fuso, tanto que nem vc soube argumentar (Ricardo)"

Falei neste assunto apenas para explicar ao Ferraz que as cidades citadas por ele estavam localizadas em latitudes mais elevadas do que o Acre, por isso, em determinadas épocas do ano, por lá ainda é escuro às 6:30 da manhã. Morei 6 anos em New York e no verão o sol se punha às 21 horas. No inverno amanhecia por volta das 7 da manhã e escurecia por volta das 17 horas.

É óbvio que sei que os fusos horários são determinado pela distância geográfica que estamos do fuso de Greenwich, na Inglaterra. E sou da opinião que o fuso Acreano está de bom tamanho, considerando que o Estado está com mais de 80% de seu território dentro da faixa do 5° fuso. Porque adotar o 4° fuso?

"Vc argumentou sobre a adoção do horário de verão, aí sim a questão da latitude faz sentido, como vc mesmo cita. Mesmo nas cidades do sul, no verão, quando os dias são mais longos o dia não amanhece tão cedo quanto aqui. Sei disso porque já morei vários anos no PR (Ricardo)"

E demora a amanhecer nas cidades do sul durante o verão porque neste período elas estão mais próximas do sol (veja ilustração acima). No Acre e em todas as regiões do Brasil mais próximas do Equador a diferença entre os dias e noites no inverno e verão são mínimas. Foi por isso que elas deixaram, já faz alguns anos, de adotar o horário de verão.

"O horário de verão não será adotado em todo o país, essa é apenas uma especulação sua. Não tente confundir as pessoas com especulações, não tente misturar as coisas, não tente aumentar dados com o intuito de convencer (Ricardo)"

Quanto ao horário de verão não aumento, nem confundo ninguém. Mas especulo com a polêmica que vai ser a implantação do horário de verão no Brasil em 2008.

Se você vive no Brasil, sabe que faz mais de 10 anos que a região sul, o sudeste e o centro-oeste adotam o horário de verão porque, como você bem disse no parágrafo final de seu comentário, a economia é evidente e incontestável. O resto do país (norte e nordeste, com exceção da Bahia) deixou de adotar o horário de verão pois o próprio governo reconheceu que a economia de energia era insignificante.

O que especulo é que com a entrada em vigor da Portaria 1.220/2007, que força as emissoras de TV a obedecerem à classificação indicativa, a adoção do horário de verão no Brasil em 2008 vai dar muito que falar e, com a mudança do fuso horário do Acre, existe uma grande possibilidade dos acreanos serem muito prejudicados.

Mais uma vez explico:

A mudança do fuso horário do Acre resolve, temporariamente, o problema das emissoras, que, sem a mudança, teriam que adaptar sua programação para 3 fusos horários distintos. Agora, com a eliminação do fuso horário do Acre, restam apenas apenas 2 fusos horários no país. A coluna radar da revista VEJA deixou bem claro que só a Globo gastou U$ 5 milhões para se adequar à portaria. E isso porque a adequação que fez não considerou que o Acre continuaria com o seu fuso horário particular. Imagine o valor da conta se ela tivesse que investir para atender o fuso do Acre e oeste do Amazonas!

Ocorre que esta situação de 2 fusos horários no Brasil só vai durar até meados de outubro, quando, sob condições normais, apenas parte do país adota o horário de verão. Nessa época, vamos voltar a ter 3 fusos! O sul, sudeste, centro-oeste e Bahia adotarão o horário de verão, o nordeste (com exceção da Bahia) ficará -1 h, e o norte ficará -2 h. Isso se o horário de verão for adotado, como tem sido norma nestes últimos anos.

É aqui que entra um pouco de especulação. Você mesmo reconhece que existem justificativas econômicas para o sul e sudeste do país adotarem o horário de verão. E, como explicado acima, para as emissoras o melhor é o Brasil continuar com 2 fusos horários. Portanto, é grande a possibilidade de todo o Brasil ser obrigado a adotar o horário de verão em 2008 por força da importância econômica e política das regiões sul e sudeste, e o interesse das emissoras de TV em preservar 2 fusos horários no país.

Porque esse sacrifício para atender os caprichos das emissoras de TV? Eu não vivo em função delas. Muitos acreanos não vivem. A tradição e a cultura do povo acreano se estabeleceram bem antes da chegada da TV ao Estado em meados dos anos 70. Além disso, já está de bom tamanho a lógica capitalista que criou o cotidiano urbano com horas certas para sair de casa, chegar ao trabalho, almoçar etc.

Você acha mesmo que os políticos e emissoras de TV podem, a seu bel prazer e conveniência, mudar nosso cotidiano sem pedir licença? Dá um tempo! Você pode ser apático e aceitar tudo calado. Eu não. Vou protestar até o fim.

"Não quero entrar no mérito da questão da Tv Globo, até porque também vejo o interesse da mesma na mudança. No entanto não gosto de atribuir tudo o que acontece no país à Globo. Acho que o Brasil é maior que isso. Mas acredito que o melhor foco nesse caso seria: o que é melhor pro Acre sem considerar a questão televisiva? (Ricardo)"

Ainda bem que você escreveu esse parágrafo. Sou da opinião que não apenas a Globo, mas as empresas de comunicação de uma maneira geral mandam, e muito neste país. Elas podem construir e destruir a carreira de um político (vide Collor e Renan Calheiros). Por isso é que os políticos, Tião Viana incluído, tentam sempre ser simpáticos às emissoras de comunicação do país.

Você mostra que é muito mais coerente do que os políticos que patrocinaram a mudança do fuso horário acreano ao perguntar 
"O que é melhor pro Acre sem considerar a questão televisiva?" Sua pergunta, na verdade, deveria ter sido digirida a todos os que serão afetados pela medida e não apenas ter sido objeto de discussão nos gabinetes de Brasília.