Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

29 outubro 2015

TUBERCULOSE SUPERA A AIDS COMO A DOENÇA INFECIOSA MAIS MORTAL

Pandemia causou a morte de 1,5 milhões de pessoas em 2014

Evandro Ferreira
Blog Ambiente Acreano

A tuberculose (TB) ultrapassou a AIDS e é agora a doença infecciosa mais mortífera do mundo, confirmou o último Relatório Global de Tuberculose, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 29/10. Ela foi responsável por 1,5 milhões de mortes em 2014, enquanto o vírus HIV ceifou 1,2 milhões de vidas.

Apesar disso, a OMS afirma que a luta contra a TB "está valendo a pena", pois a taxa de mortalidade caiu quase pela metade desde 1990. A queda foi especialmente pronunciada em 16 dos 22 países com maior incidência da doença, que conseguiram estancar o contágio ou revertê-lo. Entretanto, por falta de recursos financeiros, a OMS estimou que de 9,6 milhões de pessoas infectadas em 2014, apenas seis milhões foram efetivamente diagnosticadas.

De acordo com o relatório, o diagnóstico e tratamento eficaz já conseguiu salvar 43 milhões de vidas entre 2000 e 2014. A doença é curável se detectada no momento certo. O tratamento é feito com apenas uma medicação durante cerca de seis meses. Apesar desses avanços, ainda ocorrem 4,4 mil mortes diárias causadas pela doença, algo inaceitável para a OMS considerando que a TB é curável.

A vacina contra a doença, descoberta início do século passado, só é eficaz para uma minoria de casos. Desde então, nada foi encontrado que possa efetivamente impedir a propagação das bactérias que causam a doença e das 12 vacinas em desenvolvimento, nenhuma tem perspectiva de sucesso no curto prazo. Até três anos atrás se utilizavam os mesmos antibióticos empregados há mais de 50 anos. Desde 2012, no entanto, três novas variantes desses medicamentos desenvolvidas para combater as estirpes mais resistentes da doença estão sendo utilizadas, mas ainda estão sendo avaliadas quanto à sua eficácia.

A TB, que está especialmente associada com a pobreza e condições precárias de saneamento e habitação, é uma aliada perfeita do vírus da AIDS. Quase um quarto das pessoas que morreram de AIDS no ano passado também haviam sido infectadas pelo bacilo da TB.

Para o futuro, uma nova co-epidemia está se aproximando: tuberculose e diabetes, que também enfraquece o sistema imunológico e triplica o risco de infecção pelo bacilo causador da TB. Atualmente 387 milhões de pessoas são afetadas pela diabetes, 77% delas em países de baixa e média renda, onde a tuberculose é predominante. Estudos recentes têm mostrado que entre 16% e 46% das pessoas infectadas pela TB tem diabetes, e muitos não estão conscientes disso.

Com informações adicionais de Linde Paul/El Pais