Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

12 julho 2006

CHUVAS NO ACRE: MUDANÇAS DRÁSTICAS NOS ÚLTIMOS 2 ANOS

DOS ÚLTIMOS 18 MESES, 15 FICARAM ABAIXO DAS MÉDIAS HISTÓRICAS

2006: MENOS PRECIPITAÇÃO DO QUE EM 2005

Foi publicado mais um boletim com dados climáticos e focos de calor no Acre (10 Julho de 2006). Sem dúvida uma excelente e necessária iniciativa do Governo do Estado. Entretanto, esta importante publicação do IMAC e do Corpo de Bombeiros precisa de mais divulgação pois contém dados preocupantes. Neste período de verão a imprensa local já deveria estar divulgando os dados deste Boletim para que a população fique alerta para os perigos, especialmente aqueles derivados das queimadas acidentais, inclusive as urbanas.

CHUVAS ABAIXO DAS MÉDIAS HISTÓRICAS

A tabela acima mostra que em 15 dos últimos 18 meses a precipitação está abaixo das médias históricas verificadas para a região de Rio Branco. Vale ressaltar que em 2005, o ano da grande seca amazônica, o mês em que não foi registrada precipitação foi agosto. Neste ano o fenômeno se repetiu em junho.

A precipitação acumulada entre janeiro de junho de 2006 foi de 818,6 mm. No mesmo período em 2005, a precipitação acumulada foi de 1.041,5 mm. É importante ressaltar que estes valores se referem a estações meteorológicas localizadas na região de Rio Branco. O fato, por exemplo, do rio Acre está com a cota acima do nível verificado na mesma época no ano passado é um indicador de que a falta de chuvas na bacia do rio não é tão drástica.

NÍVEL DO RIO ACRE

Segundo o Boletim do IMAC-CORPO DE BOMBEIROS: "O nível do Rio Acre em Rio Branco continua baixando em função do pequeno volume de chuvas observado atingindo a menor cota em 2006 (2,45m), vinte e dois centímetros maior do que o nível verificado em 2005 no mesmo período (2,23m)" (ver figura ao lado).
Segundo comentários do Dr. Foster no Forum GTP Queimadas "A cota do Rio Acre se encontra a 2,45 m, 22 cm acima do valor da mesma data em 2005 e 50 cm abaixo dos valores em 2003 e 2004. Inferência: Tem mais água na bacia do Rio Acre (sub-solo, açudes, etc.) este ano em comparacão com o ano de 2005, mas bem menos do que nos anos 2003 e 2004".

Com relação à tabela com os dados de chuva, diz o mesmo pesquisador: "As chuvas mensais são bem abaixo da média. Inferência: A água disponível este ano, acumulado no solo e sub-solo na região até agora está abaixo do normal, consistente com os dados da cota do Rio Acre".