Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

17 julho 2006

CLIMA NO ACRE: PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

PREVISÃO DE MÉDIO PRAZO DO CTPEC-INPE INDICA ESTIAGEM ATÉ O DIA 31 DE JULHO

ALERTA NO BOLETIM DO IMAC: SE ACONTECER, FOGO PODE FICAR FORA DE CONTROLE NESSA SEMANA

A previsão de médio prazo do CPTEC-INPE para temperatura, condição de tempo e precipitação na cidade de Rio Branco indicam que até o dia 31 de julho as chuvas continuarão escassas. Os dias com maior probabilidade de pancadas de chuvas são 25, 27, 29 e 30 de julho (veja figura ao lado).

O novo Boletim Climático (17-7-2006) produzido pelo IMAC e Corpo de Bombeiros do Acre indica o seguinte:

Chuvas: no mês de julho foram registradas, até o momento, pancadas isoladas de chuva em vários bairros da cidade de Rio Branco, com destaque para os bairros Calafate, Esperança e Centro onde foram registrados respectivamente 17mm, 9mm e 8mm de chuva, respectivamente.

Previsão do tempo: Nesta segunda-feira (17/07) uma grande massa de ar seco cobre o Acre e inibe a formação de nuvens de chuva. O sol aparece forte e o tempo fica firme. Para terça, quarta e quinta-feira permanece ar seco, sol forte com nebulosidade variada, sem previsão de chuva.

Nível do Rio Acre: O nível do Rio Acre em Rio Branco continua baixando em função do pequeno volume de chuvas observado atingindo a menor cota em 2006 (2,36m), vinte e sete centímetros maior do que o nível verificado em 2005 no mesmo período (2,09m).


Focos de calor: Nos primeira quinzena de julho foram registrados 562 focos de calor na Bolívia e 3.189 focos de calor no Brasil, dos quais 68% concentrados nos estados de Mato Grosso (1.520 focos), São Paulo (325 focos) e Pará (312 focos).

No Acre, no mesmo período, foram detectados 11(onze) focos de calor distribuídos isoladamente no estado.


Alerta

A baixa umidade relativa do ar nessa semana, aliada à previsão de ventos fortes do sudeste, aumenta a chance do fogo fugir ao controle para esses dias. Portanto, não é recomendado provocar queimadas nesse período.