Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

22 junho 2007

AVALIAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO NO ACRE

Resultados da avaliação do Ministério da Educação indicam que o ensino fundamental e médio do Acre estão entre os melhores da região Norte. Dados sobre as escolas também estão disponíveis

O Ministério da Educação disponibilizou para consulta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola. Até então, o Ideb podia ser consultado por estado e município. Clique aqui para consultar os dados publicados.

Uma comparação dos resultados nos demais Estados da Amazônia mostra que o Acre está em segundo lugar, com nota 3,5, apenas um décimo abaixo de Roraima, no item relativo à avaliação dos primeiros anos do ensino fundamental. O pior colocado neste quesito foi o Pará, com nota 2,8.

Na avaliação dos últimos anos do ensino fundamental, o Acre ficou empatado em primeiro lugar com o Amapá, ambos com nota 3,5. O pior colocado neste quesito foi o estado do Amazonas, com nota 2,7.

Na avaliação do Segundo Grau o Acre ficou empatado em primeiro lugar com o estado de Rondônia, com nota 3. O pior colocado no quesito foi o estado do Amazonas, com nota 2,6.

Com o Ideb, os gestores e a sociedade em geral conhecerão as metas intermediárias que cada instituição deverá atingir, de dois em dois anos, até 2021, para que o Brasil alcance as metas nacionais estabelecidas pelo Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE). Essas metas são 6, 5,5 e 5,2, para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.

O Ideb nacional, hoje, é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série); 3,5 nos anos finais do ensino fundamental (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. Essa escala vai de zero a dez e considera o desempenho dos alunos (medido pelo Saeb e pela Prova Brasil) e o rendimento (medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar).

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito boa a divulgação. Correta. Mas, já que entrou no assunto... Que voce acha da revolução do Binho? Onde ela fica demonstrada? Ahhh ia esquecendo... por que voce não faz um resuminho do anlafabetismo? Os números estão lá... Surpresaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

26/06/2007, 10:09  

Postar um comentário

<< Home