Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

24 junho 2007

BOA NOTÍCIA PARA O ENSINO PÚBLICO EM RIO BRANCO

Avaliação do MEC indica que de 74,5% das escolas de ensino fundamental da rede Municipal e Estadual de Rio Branco alcaçaram índice igual ou superior à média nacional. Apesar disso, nenhuma delas oferece ensino com qualidade comparável ao primeiro mundo

Segundo os dados do MEC, que publicou na semana passada o ranking nacional das escolas de ensino fundamental, 74,5% das 59 escolas de Rio Branco ficaram com nota igual ou superior à média nacional de 3,8. Nenhuma escola de Rio Branco ou do Acre conseguiu a nota igual ou superior a 6, a média do índice das escolas de ensino funamental da Europa e dos Estados Unidos.

O ranking das escolas de Rio Branco

O ranking das escola avaliadas em Rio Branco é apresentado na tabela ao lado (clique na mesma para ampliar). Segundo o critério do Blog, as escolas com mesma nota ocupam a mesma classificação no ranking. Em vermelho estão as escolas com nota abaixo da média nacional.

As razões para o bom desempenho das escolas de Rio Branco vão desde a melhoria da infraestrutura das escolas, até o bom nível de grande parte dos professores, muitos com nível superior ou em processo de obtenção do mesmo.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), parâmetro adotado pelo MEC para a avaliação das escolas públicas de ensino fundamental do país, possui uma escala vai de zero a dez e considera o desempenho dos alunos medido pelo Saeb e pela Prova Brasil e o rendimento (medido pela taxa de aprovação no Censo Escolar.