Google
Na Web No BLOG AMBIENTE ACREANO

01 maio 2006

AGRONEGÓCIO DA SOJA: É PROIBIDO TER PREJUÍZO!

Pouca gente está sabendo. Mas os produtores de soja da região de Sinop e Lucas do Rio Verde (Mato Grosso) estão protestando e bloqueando estradas federais na região já faz duas semanas. O bloqueio das estradas está mantido, mesmo com decisão judicial para desbloquea-las. Mas isso não é importante, afinal o Brasil é um país onde as leis foram feitas para ser ou não cumpridas - depende do contexto, do "peso" de quem transgride, etc. Pode ser um movimento popular - tipo MST - ou os barões do agronegócio, como esse que acontece agora.

O motivo para o protesto dos sojeiros do Mato Grosso, segundo o site Só Notícias, é que "Os produtores querem evitar saída de soja da região com objetivo de forçar a mudança na política cambial e a soja ter preço melhor. Com dólar cada vez mais em queda ( hoje vale R$ 2,08), a soja tem dado muito prejuízo aos produtores porque o preço atual sequer dá para bancar os custos de produção".

Segundo o mesmo site "O produtor Ari Hoffmann, que planta em Sinop há 30 anos, disse que não há mais condições de continuar na atividade. Ele plantou cerca de 1.500 hectares de soja e 800 hectares de arroz e teve prejuízos de aproximadamente R$ 720 mil nesta safra".

E ai leitor: o que você acha? Justo o protesto?

Considerando que vivemos em uma democracia, nada mais justo. Todos somos livres para expressar nossa opinião. Sob o ponto de vista econômico e considerando o sistema capitalista que predomina em nossa economia - agricultura incluída -, o protesto é uma piada de mau gosto. A razão? Os produtores não admitem ter prejuízo nos seus negócios!

Saibam eles que capitalismo é isso mesmo: uma hora você ganha, outra você perde. Não tem nada demais nisso. Quantas empresas abrem e fecham anualmente? Todo mundo comete "erros de cálculo" quando planeja um negócio. Os sojeiros deveriam ter observado que o mercado internacional da soja está com preços deprimidos e que o governo brasileiro, desde que Lula assumiu, tem mantido os juros no céu e deixado o dolar cair. Tenho certeza que eles lêem jornais, revistas e assitem televisão. Tudo bem, se muitos deles não têm luz e jornal na porta, seguramente eles possuem o bom e velho rádio. Não tem desculpa.

Agora que o preço caiu, eles querem que o governo mude sua política econômica, que garanta um preço mínimo para a produção - assim não vão ter prejuízos em hipótese alguma -, estenda os prazos para o pagamento dos empréstimos contraídos, etc. Estão fazendo barulho. E muito!

Quando vejo essas coisas vejo que o mundo é dos mais espertos. Dois anos atrás, quando o preço da soja estava no céu e os lucros dos sojeiros eram mais do que gordos, não lembro de ter visto ou ouvido falar de protestos contra os gordos lucros. Nem mesmo festas foram celebradas. Todo mundo ficou em silêncio. Talvez porque o ganho foi tanto que eles ficaram receosos de espalhar a notícia - outros poderiam querer entrar no negócio milionário da soja. Ou talvez o lucro foi tão grande que eles ficaram com vergonha de dizer quanto ganharam?

Crédito das imagens: site Só Notícias

1 Comments:

Blogger Jubal Cabral Filho said...

Caro evandro, perfeita a sua analogia entre lucro e prejuízo. Quanto a leitura, os agricultores não levam em conta o trabalho de consultoria existente no país. Foram avisados que o preço ia cair, mas eles, como se estivessem em uma mesa de 21, com 18 na mão apostaram contra a mesa e se deram mal. Perderam de goleada.
Pode ser que no futuro atentem para estes avisos antecipados do mercado interno e externo.

04/05/2006, 17:34  

Postar um comentário

<< Home